sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Jornalista lança livro em Petrolina sobre reinvenção da notícia em blog


Teresa Leonel com o livro (Foto: Teresa Leonel/Arquivo Pessoal)Teresa Leonel com o livro (Foto: Teresa Leonel/Arquivo Pessoal)
Com o processo de mudança na criação das notícias, o jornalismo também está se reiventando. E este é um dos objetos de estudo do livro, que será lançado neste sábado (6) durante a III Feira do Livro em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. “Blog do Noblat”, escrito pela jornalista, Teresa Leonel, faz uma análise do primeiro blog do país, não apenas do seu formato, mas de todos os recursos para a construção da notícia utilizados nele.
De acordo com Teresa, os estudos desenvolvidos até então não dimensionam as transformações ocorridas no universo jornalístico, que saiu do tradicional para a internet. “O Ricardo Noblat deu o ponta pé no Brasil e criou um estímulo a produzir blog e migrar da mídia tradicial para as mídias digitais. E ele não faz parte da nova geração. Ele é um senhor que entrou de cabeça e trouxe o conhecimento e a bagagem de mais de 40 anos de experiência de mídia impressa para a mídia digital”, destacou a autora do livro.
A obra foi finalizada em 2015 e é fruto de um trabalho acadêmico: a dissertação de Mestrado da autora. Além da Comunicação, o livro também pode ser utilizado por estudantes e profissionais das áreas de linguagem e estilo, segundo Teresa. “O livro traz estilos textuais e áudio visual, além de análise de fotografia e produção jornalística. Ele mistura, no trabalho, o jornalismo com algo pessoal e tem uma relação com o “blogalta”, um neologismo que me refiro ao blogueiro internauta”, disse.
O livro será lançado às 15h na Feira, que será realizada no Centro de Convenções em Petrolina. A autora estará presente e fará uma tarde de autógrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário